sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Samba e Futebol

O projeto do nosso documentário, como os senhores talvez já saibam, inclui uma trilha original. A produção da trilha sonora, assim como o vídeo, se dá, basicamente, em duas fases: primeira, a gravação; e a posterior edição (em concomitância à edição do filme), para a sincronização de música e vídeo. Detenhamo-nos na primeira fase. A gravação dos temas do Tôro Sessenta e Nove pode ser entendida como uma produção dentro de uma outra maior. Em mania de sistematicidade, subdividi-a em três etapas: a primeira, silenciosa, a da composição, foi cumprida no prazo estipulado; já temos as três canções (esperamos disponibilizá-las, o quanto antes, aqui no blog) que se desdobrarão ao longo dos ensaios, — a segunda etapa —, e, para finalizar, teremos a gravação em estúdio.

Estamos na segunda etapa que teve seu ponto de partida numa quarta-feira, dia de jogo. Dinho, dono da casa onde se realizaria o ensaio, chamou atenção pra esse embaraço. Eu joguei a culpa em Bernardo, nosso violonista. E Dinho, sinceramente conformado, acedeu. Trocamos o futebol pelo samba.

Dinho e Bernardo integram o chorinho Amigos do Aruá que se apresenta toda sexta no Antiquário. A presença desses músicos traz o garbo descontraído do choro para o documentário. Somado o meu violão, aí está o nosso naipe de cordas completo. Bernardo toca ao modo dos antigos, ferindo secamente as cordas mais graves do instumento donde sobejam aqueles ataviados bordões. Do bandolim de Dinho já pingaram solos que perpassaram gerações. Sua companhia, sua experiência, são inspiradoras. No ensaio, ele foi um capítulo à parte.

Falou-nos um pouco da sua carreira: foi músico integrante do trio Tapajós nos anos oitenta, já tocou com músicos como Armandinho, Luiz Caldas; com Gilberto Gil não tocou, pois o mestre, quando jovem, não se sentia à vontade com acompanhamento. A conversa se desenvolvia, intercalando as passagem de som, no clima agradável do estúdio no andar de cima de sua casa.
Ederval Fernandes, o mais pluriapto integrante da produção, cumprindo sua função de produtor musical, também estava presente, ritmando com o pandeiro.

Em breve teremos toda a banda reunida (que inclui ainda um percussionista e um tecladista). À medida que os ensaios tiverem prosseguimento, atualizo o blog.

Até mais ver.

Autor: Davi Lara

Um comentário:

  1. Gostei muito da iniciativa e quero ver ou melhor ouvir as musicas da trilha, feira espera anciosamente!!


    abraços!

    ResponderExcluir