quinta-feira, 16 de julho de 2009

Matéria enviada a Imprensa

Documentário sobre o Fluminense de Feira – os 40 anos do bicampeonato estadual

Final da década de 60. Anos de chumbo da ditadura. O AI-5 recém declarado. Prisões, torturas, censuras, exílios. E no meio disto tudo, o futebol refém dos generais. A arte brasileira a serviço da alienação, o chamado “ópio do povo”.

É nesse contexto conturbado que o Fluminense de Feira vence pela segunda vez o Campeonato Baiano. O escore foi belíssimo: em 31 partidas, conseguiu 19 vitórias, 9 empates e apenas 3 derrotas. Mas o melhor de 1969 não foi só o título. Foi a qualidade do futebol apresentado pelo escrete feirense, que até hoje habita as mais doces lembranças e ganha vida em frases e sentimentos dos torcedores, ex-jogadores e comissão técnica.

É com a preocupação de preservar esta história que os documentaristas Adson Sá, Caio Augusto, Davi Lara, Ederval Fernandes, João Daniel, Lara Chara e Murilo Deolino estão realizando o documentário “Tôro Sessenta e Nove”, no período de junho a novembro de 2009. Essa produção vai mostrar a influência do futebol para a população feirense e a repercussão de uma conquista a nível estadual de um clube do interior da Bahia, em uma época em que essa competição era a grande sensação desse esporte bretão, valorizando o contexto histórico-cultural da cidade.

Contando com o apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade de Ciências Educacionais de Valença – BA (FACE) e o Fluminense de Feira Futebol Clube, o documentário vai restaurar um pouco da história de Feira de Santana através do seu clube de futebol mais popular.

O lançamento do documentário “Tôro Sessenta e Nove” está previsto para novembro de 2009. No período acontecerá uma mesa redonda na UEFS sobre o tema, com a participação dos jogadores campeões, da diretoria atual do clube e da equipe de produção do vídeo.

Para quem quiser acompanhar o diário de produção do documentário, pode acessar o blog www.torosessentaenove.blogspot.com

OBS: Estamos à procura de arquivos da época do bicampeonato estadual para auxiliar na nossa pesquisa e utilizarmos na edição do documentário. Quem possuir fotos, vídeos, pôsteres, camisas, entre outros materiais, por favor, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail: docfluminense@yahoo.com.br ou pelos telefones (75) 8847-5578 (Adson) ou (75) 8129-4608 (Ederval).

Abraço,

Equipe de Produção
Documentário “Tôro Sessenta e Nove”

Nenhum comentário:

Postar um comentário